terça-feira, 3 de julho de 2012

SAÚDE DA MULHER 1ª PARTE: MENSTRUAÇÃO




A chegada da menstruação é provavelmente a mudança mais importante que acontece com as garotas durante a puberdade. Você não deve encarar a menstruação como um problema: ela é uma passagem natural na vida de uma mulher. É um sinal de que o corpo está saudável e funcionando bem. Você pode fica um pouco ansiosa quando menstruar pela primeira vez, mas a menstruação é normal e não deve causar nenhuma preocupação.

Uma menina do primeiro período menstrual passa por uma grande mudança, uma vez que fica marcado na vida dela. As mães ou irmãs mais velhas devem ajudar a preparar essa menina a compreender que esta é uma parte do crescimento. Geralmente, as meninas iniciam o seu ciclo menstrual durante a adolescência, que ocorre em torno de 12 a 13 anos de idade. Algumas são mais precoce ou tardia entre 8 a 16 anos de idade. 

A menstruação é apenas um aspecto do ciclo. Todo o processo leva de 28 em 28 dias para mulheres saudáveis, enquanto ainda não chega à menopausa, mas também pode durar de 23 a 35 dias. O ciclo menstrual afeta todo o sistema reprodutor do útero para a vagina, ovários e trompas). O ciclo é a forma de preparação para uma possível gravidez. 

Todo mês, o ciclo inicia-se com a reprodução do sistema de produção de uma maturação dos ovos a partir do ovário e, em seguida, siga todos os preparativos para sua eventual fecundação. A produção de mais estrogênio, progesterona hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH) entra em jogo. 


A menstruação é uma descamação do endométrio (membrana que reveste a cavidade do útero, ), acompanhada de saída de sangue. Isto ocorre porque os ovários reduzem muito a secreção de hormônios, e estes, por vários mecanismos, reduzem o estímulo ao endométrio, cujas células morrem e descamam. O primeiro dia do ciclo menstrual é o dia de início da menstruação, e pode durar de 3 a 7 dias.

 Menstruação escura

A menstruação escura e pouco fluxo, marrom ou tipo borra de café, pode ser causada por alterações hormonais, que ocorrem na mudança do anticoncepcional, podendo ser sinal de gravidez ou até mesmo como efeito colateral de algum medicamento.
Doenças sexualmente transmissíveis, endometriose e inflamação no útero são também alguns fatores que podem deixar a menstruação mais escura que o normal, sem nenhum outro sintoma aparente.
Ao trocar a pílula anticoncepcional é normal que a menstruação fique escura e  com pouco fluxo nos primeiros três meses e logo após a toma da pílula do dia seguinte também é normal que a menstruação fique escura.
A menstruação mais escura e de pouco fluxo que aparece no início e no fim do ciclo menstrual é uma situação normal que ocorre nas mulheres que possuem um ciclo menstrual regular e geralmente não representa nenhum problema de saúde.
Por vezes, a menstruação escura pode não ser nada. Basta esperar 1 ou 2 dias, até que o organismo habitue-se à alteração hormonal e então a menstruação volte à sua cor normal.
Mas o ideal é que sempre que a mulher note que a sua menstruação está mais escura que o normal, acompanhada ou não de mau cheiro ou de algum tipo de corrimento, ela vá ao ginecologista para investigar melhor o assunto.
Optar por não tratar pode perpetuar os sintomas e agravar a doença, se for o caso de haver alguma doença instalada.

Durante o ciclo menstrual, as mulheres podem apresentar distúrbios que interferem em sua qualidade de vida. Um deles é a tensão pré-menstrual (TPM), ou desordem disfórica pré-menstrual, que ocorre antes da menstruação e caracteriza-se por sintomas físicos (retenção de líquidos, aumento das mamas que ficam doloridas, dor de cabeça) e sintomas psicológicos, tais como irritabilidade, agressividade, nervosismo, vontade de chorar por qualquer motivo, depressão.
O outro distúrbio é a cólica menstrual, ou dismenorreia, um problema que afeta praticamente todas as mulheres em algum momento da vida e que pode variar de intensidade. Em alguns casos, a dor e o mal-estar são suportáveis, mas noutros os sintomas são tão intensos e persistentes que impedem o exercício das atividades normais do dia a dia.


Ficar sem menstruar é saudável?

Antes de mais nada, como já falei acima a menstruação é um processo natural do corpo feminino e indica que naquele mês a mulher não engravidou. Mas, por mais que seja natural, para algumas mulheres este pode ser um período muito incômodo. Nos dias de hoje, grande parte das mulheres leva uma vida bem corrida: casa-trabalho-família e quando sobra um tempinho para passear, ir a praia… é ótimo! Imagina estar menstruada nestas horas? E quando aquele cara que você está de olho há um tempão te chama pra sair e você está naqueles dias? E para completar, cheia de cólicas e TPM? Que situação!
Isto sem falar naquelas mulheres que realmente precisam ficar sem menstruar, como por exemplo, as que estão em tratamento para endometriose. Estas e tantas outras situações podem servir de motivo para uma consulta com o ginecologista para saber quais são as alternativas disponíveis para quem quer se livrar temporariamente da menstruação.
Existem diversos medicamentos que podem provocar a suspensão da menstruação, mas os mais utilizados para este fim são os métodos anticoncepcionais que contém somente um tipo de hormônio: a progesterona. As injeções trimestrais, a minipílula, o DIU medicado com hormônio (Mirena) e o implante colocado debaixo da pele (Implanon) são exemplos. A suspensão da menstruação é um efeito esperado para quem usa estes métodos. As pílulas anticoncepcionais combinadas, que contém estrogênio e progesterona, também têm sido usadas para suspender ou atrasar a menstruação. Muitas mulheres “emendam” uma cartela na outra sem dar intervalos. Apesar de não ser prejudicial à saúde e nem diminuir a eficácia do método, estas mulheres podem ter mais sangramentos de escape, aquele tipo “fora de hora”.
Todos estes métodos são muito seguros e têm vantagens e desvantagens. Entretanto devem ser sempre utilizados sob recomendação médica, pois não são livres de contra-indicações. Se não forem bem indicados, aí sim, podem trazer danos à saúde da mulher!
Existe uma crença popular que diz que se a mulher não menstruar, pode ficar maluca, pois o sangue “sobe para a cabeça”. É claro que isto não acontece, mas é importante estar atenta: em geral, ficar sem menstruar não traz riscos para a saúde da mulher e nem para o seu futuro reprodutivo, desde que ela esteja usando algum método que tenha este efeito! Se a mulher não usa nada e fica sem menstruar, é fundamental procurar ajuda médica, pois esta situação não é normal. Ela poderá estar grávida e não saber ou ter algum problema que precisa ser investigado e tratado.
Fica a dica!!!




32 comentários:

  1. eu fiquei mestruada com 12 anos dia 14 de junho pela primeira vez hoje é dia 07-08-2012 ela ta muito atrasada pode ser perigoso

    ResponderExcluir
  2. Oi minha querida você teve sua primeira menstruação portanto seu corpo ainda está se adaptando com as alterações hormonais é muito cedo para falar que a algo de errado, quando iniciamos a primeira menstruação é comum em algumas mulheres acontecer atraso nos primeiros meses, portanto não se preocupe, agora se por acaso atrasar meses ai sim seria aconselhável procurar um ginicologista, bjinhu

    ResponderExcluir
  3. eu fico muito nervosa e sinto muita cólica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é sinal de TPM que é normal na época do ciclo mesntrual, logo estarei postando um post sobre TPM, bjos

      Excluir
  4. Uso anticoncepcional a 7 anos..o primera 30.minha mestruacao ja estava escura mas vinha normalmente.Resolvi por conta propria trocar pelo primera 20 e a dois meses minha mestruacao veio bem escassa e marrom.Acredito qur nao estou gravida porque a pouco tempo atras fiz exame de sangue porque estava fazendo o tratamento com o roacutan e por causa disso estava usando outros meios conceptivos para nao engravidar.Pode ter alguma relacao?devo voltar a tomar o primera 30?

    ResponderExcluir
  5. Oie Dr. Katia, eu tive relação sem camisinha dia 10/02 e dia 27/02 desceu normalmente. Dia 16/03 eu tive relação outra vez, só que dessas vez eu usei preservativo, mas esse mes minha menstruação atrasou 8 dias , no terceiro dia de atraso eu fiz um exame de farmácia e deu negativo, ai eu comecei a tomar leite com canela e açucar que minha avó disse que ajudava a descer , aí , como eu havia dito, com 8 dias desceu, ainda nao se passou nem 24 horas desde que desceu, e esta vindo muito mais escuras do que de costume, e eu sempre sinto colicas do lado direito, esse mes eu estou sentindo colicas muito fracas do lado esquerdo , mas estou preocupada. Será que estou gravida ?

    ResponderExcluir
  6. oi DR.Katia
    eu tomo ante concepsional mas durante esses dois mÊses minha menstruaçaõ veio muinto escura e por um periodo curto .
    veio no sabado,sumiu o domingo e so me deu um oi na segunda-feira
    mas logo foi embora, minha barriga cresceu entaõ desconfiei q estava gravida .
    fiz o exame de sangue mas deu negativo.

    DR. o q posso ter ?
    eu poso estar gravida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc começou a tomar um anticoncepcional a pouco tempo é normal pois o anticoncepcional tem 3 meses para se adaptar ao organismo da mulher e nesse período vc terá que se prevenir com camisinha pois pode haver algumas reações , a partir do 4º mês de uso que sim vc poderá ficar tranquila, bjos

      Excluir
  7. Minha menstruação veio marrom por 8 dias e acompanhada de muitos enjos o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  8. Dra. tenho 25 anos e desde os meus 16 anos que tomo a pilula Belara, na altura a minha GEO receitou-me devido a irregularidade do meu ciclo menstrual. No ano passado troquei para a Yasmin, mas na altura da menstruação sentia muitas dores e enxaquecas, ainda aguentei um tempo. Em Janeiro do corrente ano, o meu fluxo começou a ser muito pouco e um pouco acastanhado, então em Março e uma vez que não me estava a dar com a Yasmin voltei para a Belara, mas o fluxo continua a ser pouco. No mês passado fiz o papanicolau e o resultado foi normal, também em Dezembro de 2012 fiz uma eco vaginal e estava tudo bem. É normal ter muito pouco fluxo? uma colega minha disse que podia ser problemas no Endométrio, que podia estar fino demais... fiquei assustada! e que devia fazer uma pausa, porque tomar a pilula durante muitos anos vai fazer com que eu tenha problemas em engravidar um dia mais tarde! fiquei a pensar nisto! se me poder ajudar agradeço.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida, o fato de vc tomar um anticoncepcional por uso continuo não te prejudica em ter filho, pois quando vc parar vc estará apta a ter, isso não influencia e pelo contrário vc evita cncêr no colo uterino fazendo uso da medicação , enquanto a seu fluxo , normalmente quando algumas mulheres fazem uso do anticoncepcional seu ciclo tende a diminuir isso é normal, pois como eu mesma relatei em meu post sobre a mesntruação a mulher não é obrigada a menstruar , se vc quiser pode até tomar a pírula continuamente que não tem problema, bjos

      Excluir
  9. Boa tarde... Tenho 26 anos e estou tentando ter meu 1º bebe a um ano... tomei mesigyna por 3 anos direto, antes e durante o uso da mesma meu ciclo era regulado 28 dias... mas quando deixei de tomar meu ciclo ficou desregulado, levo 6 meses para regular, porem com fluxo intenso, mas muito mesmo que sentia fraca... Mes passado ja veio o que considero normal para um ciclo por um dia, os demais so sujava... este mes nao sentir colicas... sinto uma leve dor no ovario esquerdo... minha Menstruaçao deu sinal sem atraso, mas esta estranha pois sinto descer e nao suja o absorvente, sei que estou menstruada quando voou fazer xixi e secar dai vejo, esta como se fosse o ultimo dia... semana que vem vou a GO... será gravidez? Estava tao tranquila e nesse momento estou ansiosa :(!

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, quando tomamos qualquer tipo de hormonio realmente nosso ciclo fica regulado, porém quando deixamos de tomar altera, pois estamos falando de hormonio e isso é muito variável, se vc era regulada anteriormente deve ter desregulado pois usou um anticoncpcional por uso continuo e com isso desregulou, agora se já era desregulado e regulou pelo uso do anticoncepcional é normal porém é bom procurar um ginecologista para analisar a anormalidade menstrual, ou antes de procurar um profissional vc pode fazer um exame de gravidez paara tirar a dúvida pois como vc parou a 6 meses pode ser possível sim uma gravidez, bjos

      Excluir
  10. OI DRª Kátia!!
    Há 6 meses que eu não tomo anticoncepcional. A minha menstruação do Mês de Abril veio dia 19/04 e no mês de maio veio dia 17/05. Mas ela ficou 3 dias e uma borra bem escura. E nesse Mês de junho ela chegou dia 16/06 um sangue bem rosa clarinho e no outro dia ficou escura e depois foi embora e ficou umas gotas tipo caramelado. Mas eu estou sentido cólica na ponta da barriga, dor de cabeça a noite, o peito bem inchado, sonolência a tarde, xixi toda hora e muita saliva.Procurei o meu ginecologista hoje e ele falou q o meu Útero está Normal. Pedi ele um exame, ele falou q não precisava. Eu estou sentido o meu corpo diferente,será que posso está gravida? Por Favor Drª Kátia me responda!! bjuxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liliane, se você ficou todo esse período sem utilizar algum método contraceptivo, pode sim ser uma gravidez pois por muitas vezes , muitas mulheres engravidam mesmo ocorrendo sangramentos , porém dependendo do tempo que utilizou os anticoncepcionais pode haver sim uma alteração hormonal, portanto te recomendo fazer um teste de gravidez para tirar as suspeitas, não precisa de receituário nem protocolo de exame é só ir em algum laboratório de jejum e pedir para realizar o Beta Hcg que o laboratório realizará , me alguns laboratórios vc terá o resultado no mesmo dia, boa sorte , bjinhus

      Excluir
  11. Olá, Dra Kátia, tudo bem?
    Eu tenho 17 anos e tomo anticoncepcional há 5 meses. No mês passado eu estava com infecção de urina e tive de tomar alguns antibióticos, porém, eu tive relações sexuais com o meu namorado e com medo dos antibióticos terem cortado o efeito do anticoncepcional, tomei a pílula do dia seguinte em menos de quatro horas da relação. Ontem eu fiquei menstruada, depois de um atraso de três dias e com um fluxo menor, hoje por exemplo parece que já está acabando. Gostaria de saber se isso é normal e se existe alguma chance de estar grávida?
    Obrigada, desde já.
    Bruna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite cara leitora, foi correto seu uso da pílula do dia seguinte pois realmente alguns antimicrobianos podem diminuir o efeito dos anticoncepcionais, porém seria mais seguro se tivesse utilizado uma camisinha, a pílula do dia seguinte possui uma grande concentração de hormônio com isso pode haver alterações como diminuição do ciclo ou até mesmo em alguns casos vc ter um pequeno sangramento até o próximo ciclo, portanto é sempre bom estar atenta ,se caso no mes seguinte sua menstruação não se normalizar , faça um teste de gravidez pois nem sempre a pílula é tão eficaz. Bjinhos

      Excluir
  12. Doutora, minha menstruação estava a um mês sem vir, e meu namorado de masturbou sem ejacular e depois me masturbou. Morrendo de medo tomei a pilula do dia seguinte e no dia depois ocorreu um pequeno fluxo de cor escura, é normal? Vc acha que tem chance de ser gravidez?

    ResponderExcluir
  13. Dra katia! Fiz sexo sem protecao e tomei a pilula do dia seguinte 29 horas apos a relacao! Minha menstruaçao veio 5 dias apos a tomada da pilula, mas esta marrom com cheiro forte. Posso estar gravida?

    ResponderExcluir
  14. TOME CICLO 21 A MAIS DE QUATRO ANOS, SÓ QUE DESSA VEZ ACONTECEU ALGO QUE ACHEI INTERESSANTE,ACABOU A CARTELA NUM DOMINGO E NO SABADO DA OUTRA SEMANA,VEIO UMA BORRA DE CAFÉ,SOMENTE ISSO,NO DOMINGO JA NÃO VEIO NADA.SEGUNDA COMECEI TOMAR O REMEDIO NORMALMENTE, MAS CONTINUO COM COLICAS,FEZ TESTE DE GRAVIDEZ DE FARMACIA E DEU NEGATIVO,GOSTARIA QUE ALGUM MÉDICO ME RESPONDESSE QUE TIPOS DE DOENÇAS PODE ESTAREM RELACIONADAS COM ESSE FATO, OU SE FOI ALGO NORMAL.OU SE POSSE ATÉ ESTA GRAVIDA QUEM SABE, OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  15. Dr katia eu tenho 16 anos e tive relaçaoes com meu namorado no mes de maio e tomei pilula pois fiquei com medo, faltava apenas uma semana para descer, no mes seguinte tivemos relaçao sem preservativo novamente, mas ficamos com medo pois ele sentiu vontade de ejacular e nao saiu nada, em seguida continuamos a transar e ele entao ejaculou mesno assim tomei pilula pois fiquei com medo de ter esperma no canal. No mesmo mes minha mestruaçao veio e com cor normal e so durou dois dias. Nesse mes minha mestruaçao veio, mas no primeiro dia ela veio com cor marron claro, fiz dois testes de farmacia e deu negativo, posso estar gravida ? Me responde por favor estou apreenciva

    ResponderExcluir
  16. Ola eu fiz cirurgia de cisto dermoide a 6 meses e estou tomando o anteconseptivo Tantim a 6 meses. Esse mês duas semanas antes de eu acabar as pírulas veio um escorrimento escuro marrom claro. A menstruação estar vindo marrom escura parecendo borra de café, estou tendo dores de cabeça antes de menstrua e enjoo queria saber se tem alguma coisa a ver com a cirurgia ou o anticonsepcional ou se posso estar algum problema.
    Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  17. Olá dr.Kátia, eu tomei anticoncepcional durante 1 ano, só que tive uma infecção urinária e por isso parei o uso por este mês, por causa do tratamento, só que de forma incorreta pois foi no meio da cartela, durante isso não tomei mais o ant. só que minha menstruação passou dois meses sem vir, e quando veio foi com um fluxo muito pequeno só apontando mesmo durante três dias. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  18. doutora a minha mesntruação veio duas vezes no mes de outubro a segunda vez foi 9 dias depois estava tomando pilula e msm assim veio, e aconteceu novamente neste mes de novembro com uns 7 dias da cartela, continuei tomando a pilula e msm assim depois de uns 5 dias q acabou tive um corrimento marrom extenso uma vez. oq pode ser? estou preocupada,minha ultima relação sexual foi em outubro dois dias depois q acabou a menstruação correta e ja estava no segundo dia da pilula, foia com camisinha mas so no finalzinho, ah e faço uso do remedio carbamazepina ele pode interferir no meu ciclo? tem chances de gravidez?

    ResponderExcluir
  19. Minha menstruação veio menos dias que o normal, só veio 3 dias contando do primeiro dia do sangramento e senti cólica durante os três dia, quando o meu normal é sentir cólicas só no primeiro dia... E a menstruação veio mais escura... Oque pode ser?!

    ResponderExcluir
  20. Oi, eu tenho 15 anos, e tipo odeio ficar menstruada : minha menstruação dura 7 dias ); e queria saber o nome do remedio pra atrasar a menstruação. Você tem fb? me adiciona pra mim fala com vc, pq não costumo entra aqui, e no meu email :s https://www.facebook.com/giovanna.tomasi.9

    ResponderExcluir
  21. Dr minha mestruaçao esta a uns 10 dias escura (marrom) e em pequena quantidade, ja voltei a tomar minha pilula mais nao cortou esse 'sangramanto'. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  22. Oi doutora o meu. Nome e saniele minhamostra veio o mes de janeiro so um pouquinho e foi embora. Quando foi nesse mes de fervereiro veio no dia 2. Ate o dia 4 ficou so sujando a calcinha e veio com uma cor escura e depois parou.eu posso ta gravida obs fiz o teste de farmacia ainda quando tava com esse escorrimento e deu negativo fico no aguardo um abraço..

    ResponderExcluir
  23. Boa noite dra. Tomo a pilula minigeste (desde os meus 18 anos), hoje tenho 24 anos e sempre fui saudavel, sempre tomei a pilula a horas e nunca me esqueci. Nunca notei diferenças na menstruaçao, sempre tive muito fluxo menstrual. Mas acontece que neste mes a minha menstruaçao durou apenas dois dias e tive muito menor quantidade de fluxo. Por que se deve esta diminuiçao? Existe alguma possibilidade de estar gravida?

    ResponderExcluir
  24. oi doutora Katia faz um ano que parei de tomar anticocepcional,só que esse ano resolvi voltar a tomar em março,ai tomei certinho e mestruei,depois de 3 dias eu tomei o remédio mas mesmo assim desceu novamente cor marron e pouco,so que mesmo eu tomando o remedio não paro de mestruar e ja faz 14 dias que ta vindo marron e as vezes vermelho sangue mais sempre pouco,posso ta com alguma doença.

    ResponderExcluir
  25. Deixo de tomar a minha pílula numa quarta e ela só vem no na semana a seguir na segunda e só dura 2/3 dias, e vem com cor escura, será que tenho alguma coisa?

    ResponderExcluir
  26. Olá Dra no mês de Junho descobri que estava grávida, mas perdi logo em seguida. Tive sangramento por uns 23 dias, agora veio a menstruação novamente só que bem pouca, bem diferente de antes. Estou um pouco confusa e ansiosa pois ñ sei o pq disso

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário, sua participação é muito importante